Outros blogs de Terapia Manual

Exercícios terapêuticos no método Halliwick




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • Muitos destes podem ser incorporados em outras atividades.

    Como exemplo de uma atividade para criança que incorpora a movimentação específica dos quadris, pode-se recitar uma canção compassada adequada, pois ela combina o movimento específico com o aprendizado sobre o peso da água, equilíbrio corporal e consciência do corpo, controle da cabeça e ajustamento mental.

    Finalidade: incentivar o desembaraço.

    Apreciação: consciência do corpo e equilíbrio.

    Formação: o nadador fica de pé de frente para o instrutor (crianças pequenas em águas profundas ficam de pé sobre os joelhos dobrados do instrutor). O instrutor segura o nadador no centro de equilíbrio do corpo, aproximadamente ao nível da cintura.

    Instrução – cantar a canção, “tiquetaquear” como um relógio de lado para fora, irá encorajar a abdução, controle lateral da cabeça e apreciação do peso da água. “O relógio bateu uma hora” – bater palmas com as mãos acima da cabeça encorajando ainda mais desprendimento, movimento de braços, percepção do corpo e controle da cabeça e do corpo. “O ratinho fugiu” – descer depressa pelo instrutor e “soprar” a água, encorajando o movimento e o controle da cabeça para frente e a respiração. Cantar a canção – repetir o movimento de “tiquetaquear”.

    À medida que o desempenho melhore, o instrutor pode dar menos ajuda no equilíbrio, e finalmente para assegurar a estabilidade lateral, pode empurrar o nadador delicadamente, porém, firmemente de lado para lado no “tiquetaquear” e ver se ele restaura a posição triangular e está controlando o seu corpo para frente e para trás.

    Uma forma triangular é uma forma na qual as pernas do nadador estão amplamente separadas, os braços estando junto ao lado do corpo. Se esta forma for empurrada para o lado, a água a restaurará a posição vertical, dado que o movimento para o lado não seja demasiado grande.
    Caminhar para os lados, em círculo ou pela piscina encorajará o aumento da abdução, flexão lateral da cabeça e tronco no adulto. Ao mesmo tempo a pessoa apreciará que a água tem peso, e a necessidade de equilíbrio e controle da cabeça. O ajustamento mental é incrementado.
    Deve ser lembrado que na água a flutuação tende a minimizar os efeitos da gravidade, particularmente quando mais de dois terços do corpo estão imersos e quando o corpo está flutuando. Isto significa que não há a mesma exigência sobre os músculos antigravitacionais, além de outras vantagens.

    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário