Outros blogs de Terapia Manual

Perguntas e Respostas sobre Microfisioterapia




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • O que é a Microfisioterapia?

    É uma técnica manual que ajuda o corpo a eliminar traumas que estão guardados na memória celular e que o impedem de funcionar de maneira adequada.

    Nosso corpo luta todos os dias contra agressões de diferentes naturezas e intensidades. Normalmente nosso organismo se autocorrige sem que se perceba. Mas, se as agressões forem muito fortes ou não reconhecidas pelo corpo, este não reagirá de forma eficaz, deixando à nivel tecidual uma memória do acontecimento. Um acúmulo dessas memórias pode fazer com que apareça uma dor, uma doença se desenvolva e torne o corpo incapaz de lutar. A microfisioterapia ajuda na eliminação dessas memórias, fazendo com que o corpo recupere suas capacidades de autocura, mesmo após vários anos.

    Quando devo procurar o tratamento através da Microfisioterapia?

    Sob aspecto terapêutico, você deve procurar a Microfisioterapia quando sentir que algum órgão não está funcionando muito bem (constipação intestinal, azia, problemas urogenitais etc.), quando algum tipo de dor aparecer (lombalgia, ciatalgia, cervicalgia, etc.), e/ou quando detectada alguma instabilidade emocional (depressão, ansiedade, tristeza, aperto no peito, etc.) É importante ressaltar que a Microfisioterapia também é uma técnica preventiva e que promove a saúde e o bem-estar.

    Como é a sessão?

    A sessão dura cerca de 1 hora com intervalo de 1 mês para o próximo atendimento. Após discorrer sobre as razões da consulta, o paciente deita sobre uma maca. A partir disso, o terapeuta inicia o processo de identificação das memórias através de toques sutis e, após identificadas, ele estimula o corpo em pontos específicos de modo a informar ao corpo a presença desta cicatriz. Assim, o corpo inicia um processo de eliminação definitiva da memória.

    Se não tenho dores, posso me submeter à técnica?

    A Microfisioterapia não é somente uma técnica terapêutica, ela também pode atuar de forma preventiva ou curativa. Além das dores, a Microfisioterapia trata também os aspectos emocionais e orgânicos (ansiedade, irritabilidade, alteração de humor, distúrbio do sono, etc.).

    Posso apresentar alguma reação após a sessão?

    Sim. Como houve uma estimulação do seu organismo, ele tende a eliminar as memórias e desencadeia um processo de defesa, podendo apresentar alterações físicas (cansaço, diarréia, febre, etc.) e/ou emocionais que vão desaparecer rapidamente sem a necessidade de algum tratamento.

    Como o fisioterapeuta percebe essas memórias na pele?

    A sensação que o terapeuta procura no corpo do paciente é a perda do ritmo vital. Toda atividade corporal tem seu ritmo vital, o qual é percebido pelas mãos através dos “micromovimentos”. O Fisioterapeuta palpa diferentes zonas do corpo afim de verificar se esse ritmo é normal, essa palpação se faz em movimento de aproximação das mãos. Se o ritmo estiver ausente significa que existe uma “cicatriz”, sinal de uma disfunção na região ou à distância. É esta a sensação que guia o terapeuta a seguir o caminho que a agressão percorreu no corpo e consequentemente ativar sua auto-cura.

    Quais as indicações?

    A técnica é indicada para alergias, enxaquecas, depressão, distúrbios do sono, distúrbios hormonais, síndrome do pânico, alteração no funcionamento dos órgãos (constipação, azia, etc.), traumas emocionais (perdas, abandonos, separações, etc.), dores físicas (lombalgias, hérnia de disco, cervicalgias, etc.), traumas físicos (entorses, contusões, luxações, acidentes, etc.), ansiedade, fobias/medos, falta de atenção e concentração, hiperatividade e problemas urogenitais.

    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário