Outros blogs de Terapia Manual

RPG e como funciona




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.

    AS SESSÕES O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar no conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos.
    Partindo da conseqüência até a causa do problema, buscando reencontrar a boa morfologia corporal e solucionando os problemas relacionados a ela.

    As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80% do trabalho, seguido da orientação do fisioterapeuta.

    O tratamento pode durar de 3 meses a 2 anos, com uma sessão semanal de 50/60 minutos. INDICAÇÕES A reeducação postural global tem aplicação em patologias que requerem fisioterapia.

    Um dos principais objetivos da reeducação postural global é tratar desvios posturais, e suas dores decorrentes, através da correção das desarmonias do corpo.

    A reeducação postural global é indicada não somente para os que sentem dores, mas também para quem busca equilíbrio.
    Outras aplicações comuns da reeducação postural global incluem tratamento de dor nas costas e nas articulações, problemas de sono e tensões musculares.

    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário