Outros blogs de Terapia Manual

Benefícios da Reeducação Postural Global (RPG)




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • craneo sacral | Craniosacral therapy, Acupressure therapy, Therapy

    Dores musculares, dificuldades de fazer alongamentos e desvios de postura são características típicas de pessoas que vivem estressadas e não praticam atividade física regularmente. Esses fatores prejudicam a saúde do sistema musculoesquelético. Muitas vezes, o jeito de sentar no trabalho, a forma de dormir, tensões ou maus hábitos são fatores de risco para o desenvolvimento de lesões musculares, problemas na coluna, joelhos, entre outros.

    Uma das técnicas de fisioterapia mais utilizadas na atualidade é a Reeducação Postural Global (RPG). Criada por um fisioterapeuta francês na década de 80, a RPG é aplicada principalmente para tratar os músculos que estão fora de forma e corrigir problemas de postura. Além disso, é uma terapia alternativa para pessoas que buscam um melhor equilíbrio postural.

    O ser humano tem, aproximadamente, 639 músculos, tecidos que participam de movimentos como andar, correr, respirar, ou seja, das atividades mais triviais às mais complexas, como as contrações do coração, do intestino, entre outras. É importante compreender que o tipo de tecido que forma os músculos é caracterizado pela capacidade de contração e extensão.

    Sendo assim podemos considerar que os músculos são estruturas que possuem elasticidade. Porém, os músculos de pessoas com hábitos pouco saudáveis como o sedentarismo, ou que não cuidam da postura corporal vão perdendo a flexibilidade. As articulações e ossos também são prejudicados.

    A RPG é indicada, geralmente, para os seguintes problemas:

    ·         Hérnia de disco;
    ·         Desvios da coluna (lordose, escoliose, cifose);
    ·         Dores ou desvios nas articulações (joelhos, tornozelos, ombros);
    ·         Terapia de apoio para doenças reumáticas como artrite, fibromialgia, etc.
    ·         Lesões causadas pelo esporte ou por cirurgias;
    ·         Melhorar o sistema cardiorrespiratório;
    ·         Fortalecer e melhorar a flexibilidade de músculos
    ·         Auxiliar no tratamento de dores em geral.

    A RPG é aplicada individualmente, por um fisioterapeuta habilitado, com exercícios de alongamento, alinhamento e coordenação motora. Um dos resultados mais importantes da RPG é que ensina o paciente a manter a postura adequada mesmo depois do término do tratamento.

    O paciente deve manter uma sequência de exercícios para que ele obtenha resultados. O tempo de tratamento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa. As sessões duram em média uma hora.


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário