Outros blogs de Terapia Manual

Kabat – Facilitação Neuromuscular Propioceptiva




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • Esse método promove e facilita a reação dos mecanismos neuromusculares por meio de estimulação de proprioceptores corporais, presentes no sistema nervoso, ossos, músculos e articulações.

    Os exercícios são baseados no padrão natural e funcional dos movimentos espirais e diagonais exercidos pelos indivíduos. Esse sentido de movimento é semelhante aos movimentos realizados nos esportes e nas atividades diárias, estando em harmonia com a disposição em espiral e rotatória do sistema músculo-esquelético. Durante o tratamento, o membro é estimulado a mover-se em bloco onde os músculos atuam em conjunto e seguem o sentido diagonal. Essa abordagem promove melhor aproveitamento de energia e desempenho dos músculos responsáveis pela realização do movimento, coordenação, controle muscular (concêntrico e excêntrico) e um aumento da resistência tendo como conseqüência diminuição dos efeitos de fadiga.

    É um método muito utilizado no tratamento das afecções da coluna por envolverem diretamente o tronco e promoverem o aperfeiçoamento da força, coordenação e equilíbrio.

    Assim, através do trabalho de estabilização de tronco, com melhor alinhamento da postura e harmonia das curvaturas da coluna vertebral, obtém-se um melhor aproveitamento energético e rendimento do trabalho muscular resultando em "ótima" performance para realização das atividades de vida diária e recreativa.




    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário