Outros blogs de Terapia Manual

Microfisioterapia: novidade capaz de eliminar cicatrizes corporais




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • Uma técnica fisioterapêutica utilizada na França há mais de três décadas começa a fazer sucesso no Brasil. Trata-se da microfisioterapia, que consiste em encontrar nos pacientes marcas de eventos não eliminados pelo organismo, que são as origens dos sintomas. Uma estimulação dessas zonas possibilitará o início da autocorreção do organismo capaz de eliminá-los.

    Segundo o fisioterapeuta Afonso Salgado, que trouxe a técnica para o Brasil, essas restrições são marcas de eventos ocorridos ao longo da vida, que trouxeram algum sofrimento. São cicatrizes que não ficam apenas no cérebro. ''Tudo que acontece com a gente em nível tóxico, físico e emocional vai para o corpo, que guarda memórias e cria traços que atrapalham o funcionamento das células e podem gerar sintomas e disfunções. Os microfisioterapeutas são treinados para descobrir essas memórias e desativá-las', explica o fisioterapeuta.

    A primeira etapa da sessão consiste no diálogo com o paciente, a avaliação da pressão e do estado físico da pessoa. 'Em seguida, buscamos as memórias guardadas no corpo para desativá-las. Com toques leves, realizados com a ponta dos dedos, ajudamos o organismo a apagar as cicatrizes internas responsáveis pelas doenças. A técnica é tão apurada que precisamos as datas dos acontecimentos que marcaram negativamente a pessoa', revela o profissional.

    A fisioterapeuta maranhense Patrícia Bogéa conheceu a técnica da microfisioterapia em Londrina, ao fazer um estágio com o Dr. Afonso Salgado logo depois da sua primeira especialização em Terapia Manual e Postural. 'O que me deixou impressionada foi perceber que a técnica feita com um toque tão sutil conseguia encontrar marcas tão profundas na pele, que ficam registradas na memória celular. Compreendi que cada evento que o corpo não consegue eliminar sozinho vai criando uma 'ferida' que irá desencadear sintomas físicos como tendinite, hérnia de disco, tensões nas costas, cefaleia, insônia, gastrite, refluxo gastroesofágico, alergias, constipação entre diversos outros sintomas de doenças crônicas, que quando eu atuava apenas com a terapia manual, tinha dificuldade em obter alívio imediato', afirmou.

    Diversas situações estressantes desencadeiam os males que o corpo vai carregar, afirma a fisioterapeuta. 'Hoje entendo o quanto cada mágoa, palavras ofensivas e destrutivas e cada momento de estresse que passamos, podem levar a tantos malefícios para o corpo', concluiu.



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário