Outros blogs de Terapia Manual

Osteopatia e sua atuação em empresas




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp
  • Resultado de imagem para osteopatia

    Osteopatia é considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costaspescoço e demais articulações.

    Hoje, sabe-se que existem diferentes causas que levam aos afastamentos nas empresas: alimentação, traumas, acidentes, fatores psicoemocionais, entre outros. Pesquisas mostram que destas causas, de 20 a 25% dos afastamentos têm relação direta com o trabalho. Os afastamentos afetam, e muito, a produtividade da empresa, pois tiram o foco dos resultados e podem acabar, inclusive, em processos judiciais.

    Quando um fisioterapeuta vai fazer um atendimento em empresas, o grande problema na realidade das empresas é que os atendimentos concentram-se nos sintomas e não na observação das causas. É fundamental que seja realizado no ambiente corporativo um diagnóstico de causas, objetivando entender quando, como, onde e porque aparecem determinadas queixas.

    Neste sentido, a osteopatia e toda sua metodologia são ferramentas poderosas no ambiente corporativo. A técnica, que visa diagnosticar as causas das disfunções e agir exatamente no foco da dor, analisa aspectos individuais do colaborador e também do posto de trabalho. Assim, com respostas concretas, o funcionário entende melhor os fatores causais da doença e como preveni-las.  A osteopatia possibilita a rápida detecção da causa e então lança mão de ferramentas ergonômicas que impedirão o avanço da doença. Por fim, encerrada a exposição do colaborador ao agente causal desta doença, o mesmo tem maiores possibilidades de cura.

    Toda empresa objetiva alta produtividade. Mas, para promover a qualidade de vida de seus colaboradores e garantir que a capacidade de adaptação física dos funcionários seja respeitada e eles consigam se adequar às demandas, é preciso que haja um trabalho dentro da empresa que preserve a saúde do colaborador e previna eventuais doenças que possam não só comprometê-lo, como o seu trabalho e, consequentemente, o da empresa.

    Com o diagnóstico de causas através da osteopatia, os problemas de afastamentos cessam e o foco da empresa mantém-se somente na produtividade, já que há também uma economia de horas perdidas com consultas e fisioterapias, pois o trabalhador é atendido dentro da própria empresa. Este é o cenário perfeito. Portanto, a aplicação de análises ergonômicas, as avaliações admissionais e periódicas e a ginástica laboral, aliados aos conceitos básicos da osteopatia, conseguem controlar os diferentes fatores geradores de doenças e evitar afastamentos e processos.



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário