Outros blogs de Terapia Manual

Equipamentos, objetivos e características do método Bobath




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp
  • Quanto ganham os profissionais de fisioterapia no Brasil? – Blog SouFisio 

    A senhora Bobath descobriu a técnica há 30 anos. Como só obteve resultados por breves períodos, ela continuou suas pesquisas e observou que podia conseguir um aumento do tônus muscular combinando a técnica de inibição com a técnica de facilitação. Assim, o trabalho muscular passou a permitir ao paciente, uma melhor sustentação da cabeça, da rotação da cabeça e do tronco e conseqüentemente, uma melhor reação de equilíbrio. A partir daí, o paciente conseguiria então, desenvolver uma maior capacidade sensorial e motora dos seus movimentos.

    A Bola de Bobath é um dos equipamentos mais utilizados neste conceito. Outros equipamentos comprometimento neuro-motor e da inabilidade dos movimentos de cada paciente. "Esta técnica é empregada em crianças com paralisia cerebral e outros problemas neurológicos de origem central como: traumatismos cranianos e hemiplegia", cita Lélia. "Podemos definir o Método Bobath como uma técnica de reabilitação neuromuscular que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, sempre respeitando os princípios da normalização do tônus e da experimentação de um movimento ou de um controle estático normal", completa a Terapeuta Ocupacional.

    O tratamento realizado pela fisioterapia inclui movimentos ativos e passivos, mas só os ativos podem dar as sensações essenciais para a aprendizagem dos movimentos voluntários. É indicado para adultos e crianças com disfunções neuromotoras. O método demonstra que muitas posturas desordenadas e movimentos típicos, por exemplo, da paralisia cerebral, são o resultado de reações posturais não controladas e que persistem até idades em que elas já são consideradas anormais. (http://w.mpsbrasil.org.br/textos/metodo_bobath.htm - 2003)

    O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

    automáticos na postura, a fim de produzir reações automáticas de proteção, endireitamento e equilíbrio

    "O Bobath trabalha com a facilitação do movimento, ou seja, solicita-se ajustamentos A facilitação, então, baseia-se nas reações de endireitamento (são reações estático-cinéticas que estão presentes desde o nascimento e se desenvolvem, obedecendo uma ordem cronológica) e nas reações de equilíbrio, a partir dos movimentos que produzem adaptações posturais possíveis para mantê-lo. Dentro da compreensão do movimento normal, incluindo a percepção, usa-se a facilitação de movimentos e posturas seletivas, objetivando-se um aprimoramento da qualidade de vida do paciente", finaliza a Fisioterapeuta Maria Cristina Ricetto Funchal Oliveira.

    A intervenção otimiza a função. O prosseguimento do processo do processo de avaliação e tratamento é totalmente direcionado para os danos que estão interferindo na função, tanto quanto para melhora do controle funcional em suas atividades da vida diária. Durante o tratamento o terapeuta tenta melhorar as estratégias de postura e movimento, tornando-as mais eficientes.

    O Método de Bobath é caracterizado por procurar soluções para aspectos motores, que interferem na execução de uma atividade. Para isso há a necessidade da participação ativa do indivíduo. O terapeuta deve usar um manuseio específico e gradua-lo de acordo com a resposta do paciente, tendo como objetivo a sua independência. É importante observar que o ambiente e a tarefa motora serão estruturados de acordo com a necessidade.

    Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação, desenvolvida para o tratamento de adultos, crianças e bebês com disfunções neurológicas. Tudo começou como parte do trabalho de Berta (fisioterapeuta) e Dr. Karel Bobath (neuropediatra) nos anos 1940-50 desenvolvido inicialmente a partir de experiências clínicas, tendo como base à compreensão do desenvolvimento normal, utilizando todos os canais perceptivos para facilitar os movimentos e as posturas seletivas que aumentam a qualidade das funções.

    Bobath já afirmava que "A moderna neurofisiologia orienta-se firmemente para o conceito de que a postura e o movimento interagem de tal maneira que não podem ser separados". O paciente é estimulado a desenvolver a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais. É exatamente importante para o desenvolvimento motor da criança, podendo ser aplicado precocemente em bebês, antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimentos, que, em muitos casos, podem ser evitadas. O paciente deve ser avaliado de forma global, ou seja em todas as suas funções e em diversos ambientes. O processo de intervenção é individualiza para atingir as necessidades biopsicossociais, incluindo aspectos preventivos e estimulantes. A interação entre o paciente, a equipe interdisciplinar, a família e/ou as pessoas que o cuidam permitem uma intervenção apropriada ao longo das 24 horas do dia.

    · Variar posturas · Aumentar o controle sobre esta postura

    · Simetria do corpo

    · Alongamento

    · Propriocepção

    · Aumentar ou diminuir tônus muscular

    · Estimular reação de proteção e equilíbrio

    · Estimular extensão de cabeça, tronco e quadril nas crianças hipotônicas;

    · Suporte de peso para as mãos

    · Trabalhar as rotações do tronco

    · Trabalhar a dissociação de cintura pélvica e escapular, facilitando a marcha;

    É aplicado no tratamento precoce de bebês abaixo de um ano, antes que se estabeleçam desordens de postura e movimentos, que em muitos casos podem ser evitadas. O tratamento inclui movimentos ativos e passivos. É uma técnica de reabilitação neuromuscular, que usa reflexos e estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, preparando para os movimentos funcionais.

    Os pontos chaves de Bobath correspondem às partes do corpo onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimento normais facilitados, solicitando ajustamentos automáticos da postura e produzindo uma atividade através de reações automáticas de proteção, endireitamento e equilíbrio.

    Os Princípios de Bobath são:

    · Padrão muscular mais próximo do normal · Abordagem de posturas de inibição reflexa

    · Suprimi padrões anormais antes que possam ser introduzidos

    · Paciente recebe o máximo de informações proprioceptivas e esteroceptivas, seja no nível automático, seja em um nível voluntário; · Tratamento individualizado

    · Paciente deve ser visto sob um aspecto global (http://w.mpsbrasil.org.br/textos/metodo_bobath.htm - 2003)

    * O tratamento deve ser os mais precoce possível, usando o método de bobath

    Figura 2 - Mãe fazendo exercícios em seu bebê

    Quando nasceu tinha muita dificuldade de mamar e desde os quinze dias iniciou a fonoterapia dentro de uma visão Bobath. Seu tratamento era feito em casa junto com a fono e nós familiares. Todos aprendíamos como tínhamos que interagir com ela e também como aplicar os exercícios. Isso também contribuiu muito para nos orientar quanto à participação na intervenção e tratamento na dinâmica terapêutica. Isso nos deixava mais seguros.

    Acontecem grandes progressos, não só no que se refere à alimentação, mas também ao desenvolvimento motor e cognitivo. Toda a parte sensorial foi trabalhada, fazendo assim que ela muito rapidamente desse respostas maravilhosas. Depois iniciou Fisioterapia e Terapia Ocupacional sempre dentro desta visão Bobath.



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário