Outros blogs de Terapia Manual

Contra-indicações da Manipulação de Maitland




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • Maitland é uma técnica realizada numa determinada velocidade, antes que a pessoa possa preveni-la, as técnicas são freqüentemente delicadas, sempre num pequeno arco de movimento, e raramente são forçadas. O termo manipulação abrange todas as formas de movimento passivo ou pode ser visto, como uma técnica de manipulação forçada, realizada com velocidade.

    Existe algo que o fisioterapeuta deve levar em conta antes de iniciar qualquer trabalho de manipulação ou mobilização, o paciente deve ser encaminhado a um medico antes de iniciar o tratamento.

    Contra-indicações:

    - Gravidez: Nos últimos meses de gestação, pois a gravidez apresenta problemas mecânicos e funcionais. Porém, se a dor tem origem claramente definida, na coluna vertebral, não existe impedimento para a manipulação, desde que sejam tomadas as devidas precauções.

    - Doença da medula espinhal ou cauda eqüina: Qualquer pressão sobre a cauda eqüina ou sobre a medula espinhal é uma verdadeira contra-indicação para qualquer forma de mobilização ou manipulação.

    - Comprometimento arterial: Antes de realizar qualquer mobilização ou manipulação do pescoço, é indispensável perguntar especificamente sobre qualquer sintoma que sugira problema da artéria vertebral, particularmente vertigem ou distúrbio da visão, com a posição da cabeça. O fisioterapeuta deve rodar gentilmente o pescoço do paciente, em ambas as direções e manter por alguns segundos, para estar certo de que isto não produz sintomas, antes de tentar qualquer movimento, por mais suave que seja.

    - Doenças vertebrais: Uma classificação de causas vertebrais para dor espinhal inclui muitas desordens patológicas bem conhecidas. Freqüentemente, há um parâmetro de mudanças degenerativas básicas que é, algumas vezes, agravada por esforço ou traumas menores.

    - Espondilolistese: É uma contra-indicação para a manipula’’cão forçada, porém, o tratamento é freqüentemente bem-sucedido quando dirigido à medida da dor, originada em um ponto mais alto na coluna.

    - Osteoporose: Esta restrição se aplica também às condições que possam causar osteoporose, incluindo o tratamento com estilóides.

    - Espondilite anquilosante e artrite reumatóide: Elas afetam os ligamentos medulares que, ocasionalmente, podem levar a uma subluxação, na coluna cervical e raramente a morte súbita.

    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário